Adoção por casais do mesmo sexo aprovada

Adoção por casais do mesmo sexo

Após anos de uma luta constante, a adoção por casais do mesmo sexo foi finalmente aprovada em Portugal. A par com a aceitação do casamento gay, esta é uma das alterações que mais faz pelos direitos da comunidade LGBT portuguesa.

Adoção por casais do mesmo sexo finalmente aprovada

Se antes a solução passava por apenas um dos membros do casal requerer a adoção, será agora possível a adoção de uma criança por um casal homossexual, não existindo diferença entre homens e mulheres.

É um passo necessário que, a par com o casamento gay, assegura os direitos da comunidade LGBT em Portugal que durante muito tempo tem sentido os seus direitos negados. Na Assembleia da República ouviram-se aplausos, o que comprova que a maioria das pessoas reconhece que atribuir os devidos diretos aos homossexuais era uma necessidade urgente.

Os direitos LGBT mais perto

Apesar da discriminação ainda ser uma realidade, cada vez mais a comunidade vê os seus direitos reconhecidos. Com a aprovação do casamento e agora da adoção por casais do mesmo sexo, o direito a uma família completa e com as mesmas caraterísticas de uma família heterossexual é agora possível.

Foram finalmente eliminados os preconceitos de que uma criança não seria “comum” ao ser criado por duas mães ou dois pais e o bom senso venceu, provando que uma criança é mais feliz com dois pais ou duas mães do que com nenhum. Foram entrevistadas crianças criadas por duas mães ou dois pais que disseram não saber como era viver com um pai e uma mãe, mas que viver com duas mães era muito bom!

Apesar de Portugal ser um país com uma mentalidade cada vez mais moderna, existem outros locais onde os homossexuais ainda têm de encontrar soluções criativas para terem os mesmos direitos que um casal heterossexual, como o casal que se adotou.

O que acha da aprovação da adoção por casais do mesmo sexo? Adotar estava nos seus planos? Partilhe a sua opinião com a comunidade!

Comunidade homens gay
Já és #XY? A maior Rede Social para Homens em Portugal:QUERO SER XY!