Aprenda a cuidar da sua pele

Aprenda a cuidar da sua pele

Cuidar correctamente da sua pele representa uma forma bastante eficaz, não só de torná-la mais bonita, como também de retardar alguns efeitos mais visíveis do seu envelhecimento. Uma pele bem tratada poderá, também, ajudar a combater alguns problemas cutâneos como é o caso do acne, a evitar infecções e até mesmo a reduzir significativamente a oleosidade. Ainda que adoptar os devidos cuidados com a pele não seja uma tarefa propriamente complexa, ainda muitos são aqueles que negligenciam este aspecto tão importante da higiene pessoal, favorecendo assim o desenvolvimento de uma pele com um aspecto descuidado e pouco atraente.

Lavagem do rosto

A lavagem do rosto é uma das medidas mais importantes para a manutenção de uma pele limpa e saudável. Remover a sujidade que se acumula diariamente na pele ajudará a combater a oleosidade e a prevenir infecções cutâneas. Para prevenir o entupimento dos poros, o ideal será lavar o rosto duas vezes por dia: antes de se deitar e ao acordar. Indica-se que utilize um sabonete neutro, ou então indicado para o seu tipo de pele. Evite lavar o rosto mais de duas vezes por dia, uma vez que tal pode contribuir para fomentar a produção de oleosidade. Desaconselha-se, também a utilização de água muito quente durante a lavagem, uma vez que temperaturas elevadas também contribuem para uma pele mais oleosa. Se utilizar maquilhagem, é muito importante que a remova sempre antes de dormir, uma vez que a utilização da mesma por longos períodos de tempo pode revelar-se bastante prejudicial para a pele.

Esfoliação

A esfoliação é um processo que poderá ajudar a evitar a obstrução dos poros e formação de oleosidade excessiva por culpa da acumulação de células mortas. O ideal é aplicar um bom esfoliante na pele cerca de uma vez por semana, de modo a conseguir preservar eficazmente o seu bom aspecto. Este cuidado é particularmente importante para quem tem a pele muito oleosa, uma vez que nestes casos as probabilidades de surgimento de complicações cutâneas tende a revelar-se muito maior.

Hidratação

Independentemente de ter pele seca ou oleosa, é importante que leve muito a sério a hidratação da mesma. Para tal, deverá aplicar diariamente, de preferência antes de se deitar, um creme hidratante de boa qualidade. Pessoas que apresentem uma pele mais oleosa deverão dar prioridade a produtos de gel e oil-free, de modo a evitar piorar a situação.

Cremes Anti-envelhecimento

Os cremes anti-envelhecimento podem funcionar como um complemento importante para quem pretende retardar os sinais do envelhecimento da pele. Estes produtos, quando de boa qualidade, podem ajudar a recuperar a firmeza da pele e a prevenir a formação de rugas pronunciadas. Estes tratamentos são mais indicados para quem tem mais de 25 anos, uma vez que é quando a pele começar a dar os primeiros sinais mais evidentes de deterioração.

Protecção

A utilização de um bom protector solar poderá surtir resultados surpreendentes a médio prazo, uma vez que ajudará a prevenir os efeitos nocivos do sol na pele. A exposição prolongada ao sol é um dos factores que mais podem contribuir para o envelhecimento prematuro da pele, sendo, por isso, importante estar muito bem protegido nesse aspecto. Vale a pena lembrar que, mesmo com a utilização de protector, a exposição solar pode revelar-se danosa para a pele, por isso o melhor método de prevenção é mesmo evitar o sol nas horas de maior calor.

Comunidade homens gay
Já és #XY? A maior Rede Social para Homens em Portugal:QUERO SER XY!