Cuidados a ter com preservativos

Cuidados a ter com preservativos

Os preservativos constituem um método de prevenção indispensável para quem se encontra mesmo determinado a salvaguardar a sua saúde. Ainda que muitos sejam os problemas que possam ser evitados através da simples utilização de um preservativo, é importante estar  consciente de que não basta apenas usar o preservativo; é preciso, também, saber utilizá-lo. A utilização correcta  de um preservativo obedece a um pequeno conjunto de regras que, quando não devidamente respeitadas, podem contribuir para comprometer a eficácia preventiva do preservativo. Por essa razão, vale a pena efectuar sempre uma utilização responsável e consciente do mesmo.

Acondicionamento

O acondicionamento incorrecto de um preservativo constitui um dos principais factores que podem levar à danificação do mesmo. Idealmente, deverá guardar os seus preservativos num local fresco e seco, completamente livre de humidade ou calor extremo. O manuseamento da embalagem também é digno de cuidado especial, uma vez que pode comprometer a integridade do preservativo. Evite utilizá-lo nos bolsos das calças ou em compartimentos com pouco espaço, onde possam estar em contacto directo constante com outros objectos.

O prazo de validade deverá, também, ser observado cuidadosamente, uma vez que um preservativo fora de validade apresenta probabilidades muito maiores de vir a sofrer rupturas.

Colocação

A colocação incorrecta do preservativo tende, muitas vezes, a afectar a eficácia do mesmo. Ainda que este não seja um processo complexo, muitos são os homens que experienciam dificuldades em colocá-lo de forma correcta.

Método indicado:

  • Proceda cuidadosamente à abertura do invólucro através da zona assinalada no mesmo. Isto ajudará a não danificar o preservativo durante o processo.
  • Pressione o reservatório com o polegar e o indicador, de modo a evitar a formação de bolsas de ar. A partir daí, deverá desenrolar cuidadosamente o preservativo sobre o pénis erecto.
  • Depois do acto sexual, o preservativo deverá ser removido antes do pénis ficar flácido, de modo a tornar a remoção mais fácil e a evitar rompimentos.

Lubrificação

O sexo anal pode revelar-se particularmente propício à ocorrência de rupturas no preservativo, pelo que, é importante que se proceda a uma boa lubrificação do mesmo. No entanto, é importante ter cuidado com o tipo de lubrificante que opta por utilizar, uma vez que muitos dos lubrificantes disponíveis no mercado apresentam a capacidade de danificar o preservativo. O indicado é que utilize, unicamente, lubrificantes à base de água ou silicone, uma vez que são os mais seguros e eficazes. Qualquer outro produto lubrificante dotado de compostos químicos mais complexos deverá sempre ser evitado.

Dicas adicionais:

  • Utilize sempre preservativos em todas as práticas sexuais, até mesmo durante o sexo oral, uma vez que diversas são as doenças que podem ser transmitidas através do mesmo.
  • Dê sempre preferência a preservativos concebidos em função do tamanho do seu pénis. Hoje em dia já existem muitos tamanhos disponíveis no mercado, portanto leve sempre isso em consideração.
  • Nunca utilize dois preservativos ao mesmo tempo, uma vez que isso pode levar à danificação dos mesmos.
  • Evite aceitar preservativos de desconhecidos. O ideal será sempre utilizar preservativos que tenham sido adquiridos por si ou por alguém que seja de sua confiança. Ao aceitar um preservativo avulso de um desconhecido não terá como garantir que o mesmo foi acondicionado de forma adequada até chegar até si, por isso o melhor é sempre evitar a sua utilização.
  • Evite preservativos temáticos. Preservativos em formato de bonecos, por exemplo, frequentemente não garantem a protecção desejada, pelo que, recomenda-se que os evite.
  • Nunca, sob circunstância alguma, reutilize um preservativo.
  • O preservativo deverá sempre ser colocado no caixote do lixo e nunca atirado para a sanita.
  • Em sessões de sexo muito longas (mais de 30 minutos), aconselha-se que mude de preservativo, uma vez que a fricção durante longos períodos de tempo pode contribuir para desgastá-lo.
Comunidade homens gay
Já és #XY? A maior Rede Social para Homens em Portugal:QUERO SER XY!