Dicas para um bom primeiro encontro

primeiro encontro

Um bom primeiro encontro é de vital importância para que a relação seja eficazmente encaminhada na direcção desejada. A menos que faça os possíveis projectar uma boa primeira impressão, dificilmente conseguirá usufruir de uma segunda oportunidade, arriscando-se assim a não colher os frutos desejados. Independentemente de quais forem as suas intenções, deverá sempre tentar respeitar um conjunto de regras indispensáveis a um encontro agradável e promissor.

Antes do encontro

  • Tente definir antecipadamente a natureza do encontro. Isto ajudá-lo-á a determinar mais facilmente que tipo de postura será ou não aceitável adoptar durante o mesmo, evitando assim mal-entendidos e situações constrangedoras.
  • No momento de marcar o primeiro encontro, dê preferência a programas breves. Um encontro de 1-2 horas será mais do que o suficiente para travar conhecimento com a pessoa em questão e determinar se a mesma o interessa ou não. Um simples café será mais do que o suficiente para o primeiro contacto. Adoptar este método ajudá-lo-á a retirar alguma pressão e nervosismo de cima, uma vez que ambos saberão que será breve. Isto ajudará, também, a evitar silêncios desconfortáveis e falta de assunto.
  •  Vista-se confortavelmente e escolha peças de roupa que o façam sentir-se bem consigo próprio. Estar confortável ajudará a moderar o nervosismo, o que em muito poderá favorecer a qualidade do encontro. Tente, no entanto, vestir-se em conformidade com o local escolhido para o encontro, de modo a evitar causar má impressão na outra pessoa.
  • Se estiver muito nervoso, execute alguns exercícios de relaxamento antes do encontro. Meditação, yoga e exercícios de respiração poderão revelar-se muito úteis.
  • Modere as suas expectativas. Antes de sair de casa, mentalize-se de que será apenas um encontro amigável e tente não esperar muito mais logo desse primeiro contacto, a menos que algo tenha sido acordado previamente.

Durante o encontro

  • Seja pontual. Evite deixar o seu encontro à espera, uma vez que isso poderá atribuir-lhe de imediato um ponto negativo. Pontualidade máxima pode ser interpretada como um grande sinal de respeito e consideração pela pessoa com quem se vai encontrar, o que será sempre muito apreciado.
  • Mantenha-se relaxado durante o encontro. Evite emitir muitos sinais de desejo, por mais atraído que se possa estar a sentir pela pessoa em questão. Responda naturalmente aos sinais que lhe sejam emitidos, mas evite pressionar demasiado ou demonstrar pressa e desespero logo no primeiro encontro, uma vez que para algumas pessoas tal pode contribuir para reduzir o interesse.
  • Seja o mais natural possível. Muitas vezes sentimos o impulso de tentar impressionar aqueles que desejamos, o que frequentemente nos leva a agir de uma forma que poderá não reflectir na perfeição aquilo que realmente somos. Ainda que, a curto prazo, tal possa surtir resultados positivos, será difícil manter a farsa para sempre, o que acabará por afectá-lo negativamente.
  • Evite tópicos de conversação que se possam revelar controversos. É importante que o encontro não se torne numa guerra de opiniões, mas sim numa interacção agradável que permitirá conhecerem-se melhor um ao outro. Tenha uma atitude positiva e deixe o seu sentido de humor ser o protagonista da interacção. Isto ajudará a quebrar a tensão e a tornar o encontro muito mais agradável.
  • Evite abusar do álcool, uma vez que tal poderá contribuir para alterar a sua postura e levá-lo a fazer ou dizer coisas que normalmente não diria. Se beber, faça-o com muita moderação.
  • Crie alguma intimidade. Criar um pequeno nível de intimidade durante o primeiro encontro pode revelar-se bastante saudável e producente, desde que o faça com prudência e sem exageros. Se possível, sente-se perto da pessoa em questão, de modo a criar algum à-vontade e proximidade e mantenha sempre contacto visual enquanto interagir com ela. Isto poderá fazer com que o contacto físico surja de forma mais natural e intuitiva, caso a situação se proporcione. Distância constante durante o encontro é algo que deverá evitar, uma vez que poderá revelar-se anti-climático e passar a ideia de que não está verdadeiramente interessado.

 

Comunidade homens gay
Já és #XY? A maior Rede Social para Homens em Portugal:QUERO SER XY!