Proteja-se de DST’s

Não há nada melhor na vida do que praticar sexo mas há sempre um inconveniente as DST’s (Doenças Sexualmente Transmissíveis), por isso faça um favor a si mesmo e com os outros homens que tem relações sexuais e protejam-se!

Entre homens gays cada vez há mais conhecimento de transmissão de DST’s por isso saiba quais são e como se proteger!

DST’s:

  • Gonorreia
  • Herpes Genital
  • Verrugas Genitais
  • Hepatite B
  • SIDA

Segundo vários estudos efectuados em todo mundo, os resultados demonstram que um em cada seis ou cinco homens gays são portadores do vírus da SIDA, este vírus pode passar tanto a nível de sexo oral como sexo anal, por isso deve de usar sempre preservativo.

E acima de tudo, se iniciarem a relação sexual logo a nível anal, não coloque o pénis na sua boca sem antes ter sido devidamente lavado mesmo que tenha utilizado preservativo. Todo o cuidado é pouco e a higiene pessoal é sempre necessária em qualquer tipo de relação sexual!

DST’s – SIDA

Sintomas:

1. Os sintomas podem-se dar após quatro semanas da relação sexual, por isso, em caso de dúvida procure um médico e peça para fazer análises.

2. Perda de peso;

3. Em determinados casos, pode-se perder a mobilidade tanto dos membros superiores (braços) como dos inferiores (pernas) mas esta acaba sempre por voltar, dá-se apenas durante a fase inicial;

4. Depois da doença estar completamente instalada no corpo, pode demorar anos até mostrar sinais de demência mas quando este se dá, há cansaço extremo, fadiga, suores nocturnos, falta de apetite, diarreia, queda de cabelo entre outros.

5. Posteriormente, o sistema imunológico começa a destruir-se e começam a aparecer tumores e infecções.

Esta DST’s é uma das maiores causas de morte ainda em muitos países, apesar de já haver medicamentos que ajudem a combater a sua evolução ainda não há cura possível!

DST’S – Gonorreia

Sintomas:

1. Se durante o sexo anal, o homem activo não utilizar preservativo corre o risco de apanhar bactérias como restos de fezes presentes no ânus que entram no canal da uretra, que mais tarde poderão estender-se aos testículos, por isso, deve-se sempre ter o cuidado de fazer uma boa higiene anal e claro, o uso do preservativo.

2. Os principais sintomas da doença são: dor e ardência ao urinar; secreção de pus via uretra e dor aguda ou inchaço nos testículos;

3. Apesar de uma DST’s perigosa, a SIDA é a considerada mortal, mas apesar de tudo todo o cuidado é pouco, se achar que tem alguns dos sintomas acima referidos deve de consultar o seu médico e pedir tratamento. Além do mais, enquanto estiver doente, para sua saúde e de outros homens não tenha relações sexuais.

DST’s – Hepatite B

Sintomas:

1. A Hepatite B dá-se através da transmissão de sémen ou saliva, ou seja, pode ser transmissível tanto a partir de sexo anal como de sexo oral, daí a necessidade de utilização de preservativos, tal como acima referido.

2. Esta DST pode ainda ser transmitida devido à partilha de agulhas, sendo que uma das causas mais comuns é a partilha de seringas entre toxicodependentes.

3. Sintomas apresentados: Dor abdominal, perda de apetite, urina escura, dores nas articulações, febre, náuseas e vómitos, fraqueza e fadiga extrema, e a pele demasiado amarela (icterícia).

4. A doença caracteriza-se pela destruição do fígado e nem sempre é tratável, mas se apanhada em fase inicial há tratamento possível não deixando lesões para o resto da vida.

DST’s – Verrugas Genitais

Sintomas:

1. Podem, novamente, ser transmitidas devido a contacto anal ou através da inserção do pénis na boca sem qualquer tipo de protecção, esta DST também é conhecida como o vírus de HPV.

2. Sintomas das doenças: Pequenos inchaços na área genital, caracterizam-se como sendo cinzentos ou amarelados, desconforto durante o acto sexual podendo causar sangramento, aparecimento de verrugas genitais na ponta do pénis bem como de lado e também no ânus, e ainda comichão em toda a área genital.

3. É uma doença tratável mas pode sempre voltar a aparecer.

DST’s – Herpes Genital

Sintomas:

1. Esta é uma das DST’s mais transmitida entre casais, pois não demonstra nenhum tipo de sintoma até já estar completamente espalhado, infelizmente não é somente transmitido através do sexo ou saliva, basta que haja contacto entre a pele de duas pessoas para que este se possa espalhar. Se quando estiver com um homem gay e notar que ele tem herpes labial, não permite que ele lhe faça sexo oral pois isso será o bastante para ficar infectado.

2. Os sintomas apresentados por esta doença são: dores e irritação no local infectado (zona genital), manchas vermelhas e pequenas bolhas brancas (quase que se assemelham a uma pequena fogagem), nesse aspecto convém ter cuidado pois basta tocar no local infectado e posteriormente passar a mão noutro local da pele para que o vírus seja transmitido para outras partes do corpo.

3. Continuação de sintomas: Úlceras que poderão sangrar e causar comichão no local infectado além de originar ardor quando o homem urina; pode ainda, causar redução de apetite, febre e mau estar geral, poderá ser confundido com os sintomas de uma gripe.

4. Esta DST apesar de ser tratada nunca mais irá desaparecer, criando ataques apenas uma vez por ano (se tiver sorte) caso contrário será normal a sua aparição pelo menos duas a três vezes ao ano.

Toda e qualquer aparição de sintomas deve de ser sempre controlada pelo homem, a consulta de um médico é aconselhável. Mas caso mantenha relações sexuais com mais do que um parceiro sexual nunca será demais fazer análises todos os meses para ter a certeza que não é infectado principalmente pelo vírus da SIDA, mas não se esqueça que todas as doenças são prejudiciais à sua saúde.

Como forma de se proteger só necessita de utilizar preservativo. Nenhuma relacionamento sexual é afectado pelo uso de preservativo, a sensibilidade do pénis não é afectada e caso sinta que está a ser, procure marcas de preservativos a que se adapte melhor.

Antes de utilizar o preservativa tenha sempre em conta se está dentro do prazo de validade, não tem nenhum rasgão e claro, nunca abra o invólucro do preservativo com os dentes ou com uma tesoura, utilize os dedos!

Bom sexo!

Comunidade homens gay

Uma Resposta

  1. Jorge
Já és #XY? A maior Rede Social para Homens em Portugal:QUERO SER XY!