Pode um homem ter experiências homossexuais sem ser gay?

homem Heterosexual

Esta é uma questão que ainda hoje gera muita controvérsia. Por um lado, existe a tendência para catalogar qualquer pessoa que tenha experiências homossexuais como sendo gay ou bissexual. A tendência para abordar o assunto de uma forma tão simplista acaba por negligenciar um pouco o facto da sexualidade humana ser extremamente complexa, existindo, por isso, individuos que, apesar das suas experiências homossexuais, não se conseguem identificar como gay ou bissexual.

É possível um homem não ser gay e ainda assim ter experiências homossexuais?

Antes de mais é importante frisar que ser homossexual implica ter uma preferência primordial por pessoas do mesmo sexo. Um bissexual, por outro lado, consegue desenvolver o mesmo tipo de desejo e sentimentos por pessoas de ambos os sexos. No entanto, existem individuos que já desfrutaram de experiências homossexuais mas continuam a não a querer ser classificados como tal. Alguns deles, pura e simplesmente por vergonha ou preconceito, enquanto outros, genuinamente, por simplesmente não se enquadram em nenhuma dessas definições.

Período de auto-descoberta

É frequente homens e mulheres passarem por um período de auto-descoberta, através do qual tentam explorar melhor as suas preferências sexuais. Muitas pessoas passam por uma fase de confusão, principalmente durante a adolescência, que pode levá-las a sentir uma atracção temporária por individuos do mesmo sexo, ainda que pouco tempo mais tarde venham a concluir que não é essa a sua preferência sexual.

Bi-curiosidade

Um Bi-curioso é alguém que apresenta curiosidade em relação ao universo homossexual, mas ainda assim define-se como sendo predominantemente heterossexual. Um Bi-curioso pode, simplesmente, ter uma ou duas experiências no decorrer de toda a sua vida, por isso não é correcto classificá-lo como gay ou bissexual, uma vez que as suas prioridades no campo sexual estão muito bem definidas e não envolvem o contacto regular com individuos do mesmo sexo. Ainda que existam muitos bi-curiosos, geralmente tendem a ser todos catalogados como bissexuais, uma vez que o termo bi-curioso não é ainda muito conhecido.

Necessidade sexual

A realidade é que a homossexualidade nem sempre surge como o resultado directo de uma preferência pessoal, mas simplesmente por falta de opções. A nível geral, os homossexuais têm uma vida sexual muito mais fácil e entusiasmante. Para um gay é relativamente fácil encontrar um parceiro sexual, independentemente da sua idade e aparência física. No universo heterossexual a selectividade tende a revelar-se muito mais acentuada, daí a prostituição ser tão popular, uma vez que nem todos os homens podem satisfazer regularmente as suas necessidades e desejos sexuais. Alguns desses homens recorrem a sexo pago, enquanto outros optam por aventurar-se no universo gay, através do qual é muito mais fácil obter satisfação sexual.

Sendo o universo gay um universo tão fetichista, até mesmo homens pouco atraentes e de idade mais avançada podem encontrar alguém que se sinta atraído por eles, coisa que muito raramente acontece entre os heterossexuais.

Um dos exemplos mais populares de homossexualidade estimulada por necessidade sexual e falta de opções são os prisioneiros, que por se encontrarem enclausurados num ambiente predominantemente masculino acabam incorrer em actos homossexuais, ainda que essa não corresponda à sua orientação sexual primária.

Comunidade homens gay

5 Comentários

  1. Ricardo Martins
    • Mário de Gouveia Nobre
  2. Lorenzo Savassi
  3. Mário de Gouveia Nobre
  4. Mário de Gouveia Nobre
Já és #XY? A maior Rede Social para Homens em Portugal:QUERO SER XY!