Sabes o que significa ser Bi-curioso?

Bi-curioso

Bissexualidade e homossexualidade são termos recorrentes quando se fala de sexualidade. Existem, no entanto, outros termos menos populares, que podem ajudar a explicar melhor a orientação sexual de determinados individuos. Um deles é o termo “Bi-curioso”, que apesar de pouco conhecido, faz referência a uma percentagem bastante significativa da população.

O que é exactamente um bi-curioso?

Um Bi-curioso é alguém que revela interesse sexual em individuos do mesmo sexo mas não se identifica, nem como homossexual, nem como bissexual. Ainda que quem se envolve sexualmente com pessoas do mesmo sexo seja rapidamente classificado como gay ou bi, a realidade é que existe a possibilidade de uma pessoa que não se enquadra tradicionalmente em nenhuma das categorias sentir desejo ou curiosidade.

A bi-curiosidade é muito comum na adolescência, fase em que muitos individuos experienciam alguma confusão relativamente à sua verdadeira orientação sexual. Ainda que um bi-curioso possa ser alguém que se encontra ainda numa fase de descoberta, também pode ser alguém que sabe realmente  quem é e o que quer, encontrando-se suficientemente à vontade com a sua sexualidade para ter experiências homossexuais sem que isso o leve a questionar as suas verdadeiras preferências no campo da sexualidade.

A bi-curiosidade é particularmente comum entre as mulheres, que frequentemente trocam beijos umas com as outras e revelam abertamente interesse em ter experiências homossexuais, ainda que continuem a ter um comportamento maioritariamente heterossexual. Neste caso, existe uma orientação sexual bem definida, mas também um desejo sexual pelo sexo oposto que talvez não seja suficientemente proeminente para que a pessoa seja correctamente classificada como bissexual. Nos homens a bi-curiosidade também é comum, se bem que existe uma menor abertura na discussão do assunto.

 

Como saber se sou bissexual ou bi-curioso?

Não existe forma de determinar “oficialmente” se um individuo é bissexual ou bi-curioso. Geralmente é a pessoa em si que tem determinar a natureza da sua orientação sexual. Quem se sente bissexual, geralmente classificar-se-á como tal. Quem se sente bi-curioso,  adoptará esse conceito como definição da sua orientação sexual. No entanto, tipicamente, um bi-curioso apresentará um interesse predominante pelo sexo oposto. Ainda que possa sentir atracção  por ambos os sexos, a sua preferência primária será sempre por pessoas do sexo oposto. Um bissexual, por outro lado,  tende a apresentar um interesse quase idêntico por pessoas de ambos os sexos, daí não ser correcto classificá-lo unicamente como “curioso”.

 

Comunidade homens gay
Já és #XY? A maior Rede Social para Homens em Portugal:QUERO SER XY!