Felizmente, e cada vez mais, há filmes que permitem que a sociedade compreenda o que é estar na “pele” de um homem gay. Enfrentar a sociedade, os amigos e principalmente, a família não é fácil para muitos homens e dar a conhecer filmes que retractam toda a temática da homossexualidadeé uma óptima sugestão.
Aposto que não sabia que haviam tantos filmes gay para ver e sentir-se ligado à história transmitida, claro que vou apenas anunciar alguns filmes, pois a temática é cada vez mais falada e representada nos grandes ecrãs.
10 Filmes gay para ver (ou rever):
1. C.R.A.Z.Y. – Louco de Amor
O filme passa-se entre os anos 60 e 80, a personagem Zac cresce e começa a ter desejos homossexuais. Zac além de ter que lidar com os seus desejos, tem que lidar com a mãe que é extremamente religiosa e com o facto de o pai não aceitar a homossexualidade. Um filme gay que demonstra toda a vida de um jovem, que tem que aprender a lidar com a descoberta da homossexualidade, do seu corpo, e até mesmo lidar com os outros, desde criança até à vida adulta, passando ainda pela negação e posteriormente pela aceitação de ser um homem gay.
2. Orações para Bobby
Mais um dos filmes gay que não deixará ninguém indiferente. O filme retracta, uma mãe, Mary que é extremamente virada para a religião e segue à letra todas as palavras escritas na bíblia. Quando o seu próprio filho Bobby confessa ser gay, ela que tanto o ama, não deixa de tentar tratá-lo e mudar quem ele é na realidade! Para isso, ela tenta de imediato “convertê-lo” através de terapias e cultos religiosos para conseguir “curá-lo”. Uma história absolutamente apaixonante, que mostra a tudo o que é preciso enfrentar dentro do ceio familiar, quando não nos aceitam como somos e à força querem que mudemos o nosso íntimo.
3. O Segredo de Brokeback Mountain
Este terá sido um dos primeiros filmes gay de que ouvi falar, muito honestamente, e até hoje gosto de rever, é tido como um ícone para a sociedade. O filme retracta a história de amor vivida entre dois jovens, um é rancheiro e casado e o outro vaqueiro de rodeios, e toda a sua luta para manterem o seu amor vivo apesar de todas as adversidades, que são mais que muitas. O filme foi produzido pelo conhecido cineasta Ang Lee e tornou-se num verdadeiro clássico do cinema gay. Recebeu ainda um Óscar, um Globo de Ouro, e entre outros.
4. Pride – Orgulho
Mais um dos filmes gay conhecido que deixa qualquer um de lágrima ao canto do olho, mas ao mesmo tempo questionamo-nos sobre o que é realmente importante. Tudo se passa no verão de 1984 – Margaret Thatcher está no poder e a União Nacional de Mineiros está em greve. Em Londres, na Parada Gay, há um grupo de activistas gays e lésbicas que decide angariar fundos para apoiar as famílias dos mineiros grevistas. Há um problema: a união parece estar envergonhada de receber o seu apoio.
5. Bent
Filmes gay, esta é mais uma história realmente marcante, e é disto que gostamos. Por isso, queremos apresentar-vos mais um. Na Alemanha nazi, Max é enviado para o campo de concentração de Dachau. Enquanto tenta esconder a sua homossexualidade, a sua personagem acaba por conhecer e apaixonar-se por Horst, outro prisioneiro homossexual, que não tem vergonha de mostrar quem é na realidade.
6. Direito de Amar
Não importa se somos homens ou mulheres, se somos homossexuais ou heterossexuais, o que interessa mesmo é que todos podemos e devemos amar sempre alguém, nem que seja uma única vez na nossa vida.
George é um professor de inglês, que perde o seu companheiro de vida, após um relacionamento de 16 anos. O que faria se perdesse o grande amor da sua vida? O professor começa-se a sentir-se perdido e sem rumo na vida. Por isso, decide acabar com a sua própria vida, mas ao tentar planear cada passo para ser bem-sucedido acaba por perceber que afinal ainda tem muito que viver e que tudo vale a pena!
7. Milk – A Voz da Igualdade
Um dos filmes gay que mostra que o gosto pessoal nada tem a ver com a nossa profissão, infelizmente ainda há pessoas que pensam assim e o preconceito por vezes, ainda é mais forte, mas há que continuar a lutar contra as mentes pequenas e fechadas. O filme é sobre Harvey Milk, este foi o primeiro homem gay assumido que conseguiu alcançar um cargo público de extrema importância, nos Estados Unidos.
8. Querelle
E claro que não podia deixar de haver o cliché nos filmes gay. Nesta história, é-nos apresentado um marinheiro, chamado Querelle, que gosta de se envolver, tanto com homens como com mulheres, a única coisa que lhe interessa mesmo é a busca pelo prazer – mas que para isso, não abre mão da violência e da marginalidade. Este é considerado mais um dos clássicos do cinema!
9. Parceiros da Noite
Apesar de não retractar o amor entre dois homens, este filme demonstra a marginalidade a que os gays estavam sujeitos durante os anos 80, infelizmente ainda hoje podemos ser algo de preconceito mas há que ver o lado positivo, está tudo muito melhor e há-de melhorar mais ainda! O actor Al Pacino é um polícia, que ao trabalhar como infiltrado, começa a frequentar Clubes de Sadomasoquismo, no mundo “underground” da velha Nova Iorque, para conseguir resolver um caso de um assassino em série de homossexuais.
10. Garotos de Programa
Apesar de ser o último dos filmes gay a ser apresentado, e volto a referir que há muitos mais filmes com esta temática, é só pesquisar, pessoalmente este é um dos meus favoritos. Esta história é protagonizada por Keanu Rives e River Phoenix. O enredo é sobre o mundo da prostituição masculina aos olhos de Gus Van Sant, o seu produtor: um homem que recorre à prostituição gay, pois não tem casa nem família e que simplesmente percorre as ruas da cidade na esperança de encontrar outros homens gays que requeiram os seus serviços.
gosto