Como sair do armário

Para maior parte dos homens gay que ainda não se sentem à vontade para sair do armário é preciso ter alguns pontos em conta antes de fazê-lo para que se sintam bem com eles próprios.

Antes de mais, pense em si, não tente perder tempo a pensar no que os outros vão pensar sobre o facto de se assumir enquanto homem gay.

Factos a saber antes de sair do armário:

1. Aceite-se tal como é

  • Tal como acima referido, não pense nos outros mas em si e nos seus sentimentos. Antes de sair do armário, pense em tudo o que sofreu até hoje e saiba dar valor o quanto cresceu com toda a experiência. Não deixe de ser feliz porque a sua decisão irá deixar outros indivíduos pouco à vontade.

2. Não deixe ir abaixo devido a comentários que irá receber depois de sair do armário

  • Ao início não será fácil. Qualquer homem gay que passou pela experiência de sair do armário, poderá dizer-lhe o quão difícil terá sido assumir-se enquanto homem gay perante a sociedade, e principalmente amigos e familiares.
  • Se ninguém desconfiava que fosse gay, é normal que haja comentários, quer seja directamente consigo ou posteriormente nas suas costas. As pessoas falam e irão sempre fazê-lo, por isso esteja preparado para essa eventualidade.

3. Não tente explicar demasiado o que sente

  • Irá sentir a necessidade de se explicar aos seus amigos e familiares. Tente não adoptar essa postura, sair do armário já será difícil.
  • Enquanto homem gay, sempre sentiu que era assim mas simplesmente nunca expressou os seus desejos sexuais, mas isso não é um erro. Não permita que o interroguem demasiado! É a sua vida e cada qual sabe qual o seu tipo de necessidade sexual.
  • Prepare apenas uma explicação clara e suscita sobre o que sente e porque nunca se sentiu à vontade para se assumir, é importante ao mesmo tempo que os seus pares compreendam todo o processo que o levou a sair do armário para que o possam ajudar.

4. Ter amigos/as gays

  • Quando decidir sair do armário será importante que esteja rodeado de amigos ou amigas gays, pessoas que já passaram pelo mesmo e que sabem exactamente o que está a sentir.
  • Depois de se assumir enquanto homem gay, poderá perceber que a sociedade ainda é demasiado preconceituosa apenas não tinha ainda sentido “na pele” como é na realidade!
  • O facto de ter amigos gays será uma forma de se manter apoiado e de não se sentir rejeitado perante a sociedade e provavelmente alguns dos seus amigos e familiares mais próximo, acredite que até aceitarem a ideia irá de facto sentir-se rejeitado.

5. Seja o homem gay que sempre quis ser

  • O mundo gay nem sempre é fácil. Os homens gays nem sempre terão uma aparência como aquela que imaginava, modelos de boxers de marca e vidas glamorosas.
  • Lembre-se que homens gays ou heterossexuais são todos iguais, todos têm a sua vida. Mas fica desde já avisado que neste mundo, irá ter a certeza que uma das coisas mais importantes será a aparência.
  • Se não tem a aparência que deseja ter, então o melhor é mesmo começar a trabalhar o corpo para que chegue lá, não se deixe ir abaixo só porque tem um pouco de barriga ou porque não escolheu as roupas correctas, peça a ajuda de novos amigos, homens gays que tenham estilo.

6. Encontros e novos amores

  • Se nunca teve uma relação sexual gay, então está na altura de começar à procura de homens gays que lhe encham as medidas.
  • Os primeiros encontros não serão fáceis, fica desde já avisado pois poderão não ser o que estava realmente à espera, mas será tudo uma questão de hábito.
  • Busque a companhia de homens gays mais experientes, nem que seja apenas pela amizade, há que saber entrar neste novo mundo e saber o que o espera, e já agora saiba como conseguir estar com homens em bares e restaurantes.

7. Não são só homens gays que sofrem com preconceito

Depois de se sentir aceite por outros homens gays, será a altura de sentir que foi aceite pelos seus familiares e amigos mais próximos. Tal como acima referido, ao início será estranho e o ambiente será pesado mas dê tempo às pessoas mais próximas de si para se habituarem à ideia, qual tal acontecer tudo será melhor.

Acima de tudo, porque está a ser sincero e honesto consigo mesmo e isso permitirá que seja feliz.

Homens gays, mulheres lésbicas e transexuais são as pessoas que mais sofrem devido ao preconceito vivido pela Sociedade no mundo, não se esqueça que apesar de ser novo e ainda não estar dentro de tudo o que se passou, ajude a ajudar os que ainda não compreendem bem o que é diferente dentro do que é tido como “padrões normais da sociedade”.

Para que hoje enquanto homem gay, se possa assumir perante a sua família, amigos e até mesmo no seu local de trabalho, houve muitos outros que tiveram que sofrer para que isso pudesse acontecer. Por isso, respeite todos os que fazem parte da Comunidade Gay e não tenha medo de lutar pelos seus direitos e exigir o respeito que todos os Seres Humanos merecem.

8. Idade para se assumir

Durante toda a sua vida irá conhecer homens gay ou mulheres lésbicas que já tinham delineado as suas necessidades sexuais quando ainda tinham apenas 10 anos e desde muitos novos que assumiram o que eram.

Acredite que todos os dias irá conhecer pessoas assim, mas por tal acontecer não se sinta mal porque só decidiu assumir-se aos 30 anos, por exemplo, cada pessoa demora o tempo que achar necessário para se assumir e para ser feliz.

Tenha apenas em conta que há outras pessoas que podem vir a nutrir sentimentos por si, como uma mulher, se achar que também nutre esse mesmo tipo de sentimentos não há problema mas se o fizer apenas para manter as aparências, recorde-se que está a atrasar a vida dessa pessoa!

Poderá ainda ler o testemunho de um dos nossos leitores que foi casado mas que amava um homem, acima de tudo seja honesto e sincero consigo mesmo, sair do armário não será fácil mas seja verdadeiro com alguém que se poderá tornar seu parceiro/a.

Comunidade homens gay
Já és #XY? A maior Rede Social para Homens em Portugal:QUERO SER XY!